O Sonho Não Acabou

Comenta-se que estamos vivendo um tempo sem utopia, sem valores. Nao defendo esta tese, a nossa grande utopia é a liberdade, ocorre que nao sabemos fazer um bom uso, e o mal se banaliza.

Ninguem pode negar que há mais liberdade, os fatos são transparentes e em tempo real, causando-nos um caos aparente, provocando medo e insegurança.

Marx dizia,a História se constroi em suas contradições.Hoje, a liberdade é um direito consagrado em quase todas legislações do mundo, embora a injustiça ainda seja predominante.

No passado predominava o pensamento único, o Estado e a Santa Igreja pontificavam, eram os donos da verdade, da moral, formatavam os costumes, a ordem imposta pela Inquisicao.Se tinha noção do certo e do errado, sob a espada dos torquemadas.

Hoje, o nosso desafio e a contrução da democracia,não uma democracia eleitoreira, mas uma democracia pluralista, fundamentada no respeito às diferencas, étnicas, de gêneros, de crenças religiosas e ideológicas.

O caos aparente que hoje vivemos, é resultado do avanço das conquistas de maiores liberdades.Precisamos estar atentos, pois a tentações a um retrocesso são gritantes, basta ver o santo papa e o presidente Bush.

O homem nasceu para ser livre. O sonho não acabou.

Texto de Belchior meu amigo e amigo das letras , companheiro das palavras que trazem sentido e significado a existencia humana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

pensar na existência ...no mundo...na vida.