pensar na existência ...no mundo...na vida.

"O mundo não é aquilo que eu penso, mas aquilo que vivo, sou aberto ao mundo, me comunico indubitavelmente com ele, mas não o possuo, ele é inesgotável". “O verdadeiro transcendental é o mundo” e não o ser (como é para Heidegger), ou à consciência (como em Sartre) Maurice Merleau-Ponty disse esta frase que me chama a atenção e me faz pensar :

Sim o mundo é aquilo que vivo... muitas vezes parece irreal, pois nem sempre me permite viver da forma que quero ou como meus desejos se configuram no meu imaginário.
O mundo é abertura e transcendência do ser em consciência ... Mas, também é inconsciência ...

Como se dar este entrelaçamento ser –mundo-mundo ser ? Ser de abertura, mundo de possibilidades e vida inóspita .
Real e imaginário naquilo que penso, e naquilo que vivo.

A certeza da não vida... na incerteza de estar viva no mundo do amanhã !

Comentários

Anônimo disse…
Olá, Concita!!! Como vai?
Gostei muito de suas impressões sobre a existência. Escreves muito bem!!! =)
Você já assitiu a "Quem Somos Nós?"? Caso não tenhas visto ainda esse filme, corra até uma locadora. Esse filme fará brotar muitas idéias a respeito da existência, da vida, da alma, dos pensamentos...
Há tantas coisas para se pensar sobre a vida, né? Principalmente no que concerne ao SENTIDO. Daí, vem toda aquela questão de ser completo ou não; o horror da existência; as verdades; e tudo o mais... =)
Costumo dizer que cada um de nós possui a prórpia definição para o que seja a vida, a existência. Há momentos em que a vida arde, arde, arde, sem explicação! =)
...
...
...
...
Ademais, escreva muitas coisas a esse respeito!!! =)
Grande abraço,
Vanessa.
PS: só não entendi algo; por que "De romancista ingênua a Existencialista escandalosa"?
=)
Que lindo Conce!

Cambiale el color a las letras que no se lee bien!!!!!!!!!!

Besitos

Michelle
Conce Pereira disse…
"A vida arde arde sem explicação... " aquilo que arde na vida não precisa ser explicado...só vivido na intensidade do "ardido"...mas ou menos na linha do "deixa corre deixa sangrar... "depois a gente busca compreender o que foi ou está sendo vivido...não vamos encontrar explicação, e pra que explicar??
Anônimo disse…
É verdade. E, para quê explicar? É preciso viver sem questionar o vivido...! Viver o hoje, o agora e deixar o amanhã acontecer e manter viva essa chama. Temos uma missão: viver, viver, viver...

beijos,
Van
Anônimo disse…
Primum vivere, deinde philosophari.
beijos,
van.

Postagens mais visitadas deste blog